segunda-feira, 1 de julho de 2013

SWAP MAGIC

Hoje os caciques choram a perda de um líder, enquanto uns ingénuos festejam a queda de Vítor Gaspar. Eu, por mais repugnação que sinta pelo Vitor Gaspar, não vou festejar. 

Embora odeie caciques, quem me chateia mais são os ingénuos. Desde a queda do Estado Novo até ás ultimas legislativas tivemos quatorze governos (sem contar com as duas brincadeiras de Ramalho Eanes, os governos de iniciativa presidencial), e em praticamente todas elas houve remodelações e demissões. Agora remeto o leitor para uma análise política destas remodelações/demissões e pergunto: alguma vez a política dum governo mudou com caras novas? Claro que não, e isto até as crianças por nascer já sabem.

O importante é mudar a política, não as caras. As pessoas são as representantes da agenda ideológica do governo, e não é a sua imagem que muda a intensidade da sua agressão ao povo. Esta política só acaba quando todo o governo for derrubado (só por precaução, e sabendo que vou perder muitos "likes" com este aparte: eu não sou do PS e, para mim, este é igual ao PSD).

Para colmatar esta perda o governo fez um "swap" de Vitor Gaspar com Maria Luis Albuquerque. Para os desconhecedores, esta senhora é, até amanhã, Sec. de Estado do Tesouro, e ficou conhecida recentemente por ter participado nos contratos ruinosos das "swap", no que diz respeito a ela, à REFER. Apesar de não gostar do João Semedo ele proferiu a melhor frase que poderia ser dita para esta senhora: "é a primeira pessoa que, antes de ocupar a pasta das finanças, já tinha condições para ser demitida".

O background desta senhora conseguiu levar-me aos meus tempos de criança. Os leitores que ainda jogaram Playstation 2 são capazes de se lembrar do sistema que permitia jogar jogos gravados, chamado "Swap Magic". Este sistema tem uma coisa em comum com o historial desta senhora e sua "swap" com Vítor Gaspar: é lixo e acabava sempre por estragar a Playstation. Infelizmente receio o mesmo destino para o país.



Pedro Aires
2º ano, Ciência Política



O artigo publicado é da exclusiva responsabilidade do seu autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário