sábado, 13 de abril de 2013

Os Estudos e a Experiência

Após a saída de Miguel Relvas, Pedro Passos Coelho viu-se obrigado a substituir o ex-Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Esta substituição foi confirmada Quinta-Feira, quando o Primeiro-Ministro entregou ao Presidente da República os nomes que substituirão Miguel Relvas no elenco governativo. São eles Miguel Poiares Maduro e Marques Guedes (actual Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros) dividindo assim, em duas, a pasta que competia a Relvas.

Em primeiro lugar devo dizer que encaro a entrada de dois elementos para compensar a saída de Miguel Relvas como reveladora da importância, e confiança, que o nosso Primeiro-Ministro depositava no trabalho do ex-Ministro dentro do Governo e para o Governo, apesar da má imagem que o mesmo tinha e da credibilidade que tirou a esta governação.
Quanto aos Ministros recém-nomeados, começo por falar sobre Miguel Poiares Maduro, que foi nomeado Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, a quem caberá ainda as pastas do novo Quadro de Referência Estratégica Nacional – QREN, das autarquias e da comunicação social.
A nomeação de Miguel Poiares Maduro causou alguma surpresa visto ser um autêntico desconhecido para a maioria. No entanto, parece-me uma escolha acertada, tendo em contra o currículo invejável e o enorme prestígio na Europa que possui.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e Doutorado com distinção pelo Instituto Universitário Europeu, Miguel trará ao Governo uma “lufada” de boa imagem que Miguel Relvas já não trazia, para além do bom trabalho que pode vir a realizar nas áreas que lhe foram competidas, pois acredito que o seu trajecto académico e cívico virá a ser muito útil ao Governo, uma vez que o novo quadro comunitário de apoio será um dos principais instrumentos de crescimento económico no próximo ano.

Já o experiente e reconhecido Marques Guedes acumulará as pastas da Juventude e do Desporto às funções de Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares. Também licenciado em Direito, a pasta que irá assumir já é sua conhecida, visto que já era Secretário de Estado da Presidência e do Conselho de Ministros, o que me parece, desde logo, uma mais valia.
Para além da experiência e do reconhecimento, Marques Guedes trará a este Governo alguma seriedade que Miguel Relvas não trazia há já algum tempo pelos motivos que todos nós conhecemos.
Em suma, estas duas nomeações parecem-me uma tentativa de recuperar alguma credibilidade a este Governo, aliado ao facto de ambos serem bastante competentes e de terem as condições reunidas para realizarem um bom trabalho nas pastas que assumiram hoje.

João Louro
1º ano, Ciência Política

O artigo publicado é da exclusiva responsabilidade do seu autor.  

1 comentário:

  1. Concordo e subcrevo na íntrega...efectivamente a entrada em funções do novo ministro Dr Poiares Maduro está a gerar muita expectativa...a ambos, a ele e ao Dr Marques Guedes votos de boa sorte...ganha o Governo, ganha o País!...

    ResponderEliminar